segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

BELEZA EM TODAS AS IDADES

Aprenda sobre os cuidados básicos que você deve ter com a sua pele

A preocupação com a beleza não tem idade, especialmente entre as mulheres. Mas, para cada época da vida, há uma série de medidas a serem tomadas. Segundo a dermatologista Paula Bellotti, o mais importante é a prevenção, que garante um rejuvenescimento natural e prolongado.
Independentemente da faixa etária, é aconselhável uma limpeza diária, de manhã e de noite, com produtos adequados ao tipo de pele de cada um. Depois de limpar bem o rosto, é importante passar hidratante e filtro solar, durante o dia, e um produto específico para renovação celular, antes de dormir.

Guia básico de cuidados com a pele, levando em conta a idade de cada mulher:

20 a 25 anos
De acordo com Paula Bellotti, é nessa época que a mulher precisa começar a se consultar com um dermatologista. O foco é a prevenção, já que a pele ainda tem grande quantidade de colágeno e elastina, fibras que garantem sustentação e uniformidade. É preciso, no mínimo, lavar o rosto duas vezes ao dia com um sabonete adequado, passar filtro solar e aplicar, durante a noite, uma substância própria para cada tipo de pele.

25 a 35 anos
Nessa faixa etária a mulher começa a envelhecer internamente, pois a produção de colágeno novo diminui. Portanto, o foco é a renovação celular, que pode ser feita usando um princípio ativo específico. A relação com o filtro solar deve ser intensificada, com o produto sendo passado diariamente no rosto, no colo e nas mãos, a fim de evitar manchas. Na praia ou na piscina, além de óculos escuros e chapéu, é preciso aplicar filtro solar no rosto e no corpo, pelo menos meia hora antes da exposição – é necessário renovar a proteção enquanto estiver diretamente sob o sol. “Também aconselho a fazer, em consultório, algum procedimento para estímulo do colágeno, dando atenção especial à região dos olhos”, diz Paula.
 

35 a 40 anos
Segundo a especialista, esse é o período em que é imprescindível começar algum procedimento em consultório para estimular a produção de colágeno novo, já que a pessoa começa a sentir uma queda no sulco nasogeniano (área entre o nariz e as bochechas). É preciso, primeiro, regenerar a pele da paciente, para depois usar o produto adequado, explica a dermatologista. Uma hidratação intensa no corpo, com ênfase em cotovelos, pés, mãos e joelhos, é fundamental. “O pescoço é outra área que merece ser hidratada, especialmente nessa fase. Quando ele cai, somente a cirurgia plástica resolve”, alerta a dermatologosta.


40 a 45 anos
Além de intensificar os tratamentos de renovação celular, é hora de combater as melanoides, aquelas incômodas manchas no rosto e nas mãos. A dermatologista explica que os cremes que prometem milagres no rejuvenescimento não são eficazes.

A partir dos 45 anos
O tratamento é mais focado nas regiões ao redor dos olhos e da boca, a fim de combater as rugas finas que se formam nessas áreas. Intensificar o filtro solar, combinar o uso do ácido retinóico com a vitamina A, para estimular a produção de colágeno, e aplicar laser nas mãos e no colo, para combater rugas e manchas, são as medidas básicas recomendadas.

Fonte: Beleza Sustentável