Orgânico x Convencional
O que diferencia um cosmético orgânico de um convencional é a sua formulação química.
Os cosméticos convencionais utilizam grande quantidade de corantes artificiais e ingredientes químicos como óleo mineral, parabenos, carbopol, silicones entre outros produtos químicos que danificam as células e tecidos e ainda podem desencadear alergias e irritações.
Já um cosmético orgânico emprega acima de 95% de matéria-prima vegetal orgânica certificada. São óleos e extratos vegetais, óleos essenciais e outros ativos que promovem resultados reais na pele e não agridem o meio ambiente. As matérias-primas vegetais de um cosmético orgânico são mais controladas quanto a sua produção agrícola, são plantadas em solo não contaminado e cultivados sem agrotóxicos. Também não contém derivados do petróleo ou matéria-prima obtida de animal, a embalagem sempre é reciclável e os produtos não são testados em animais e também são livres de GMO (transgênicos).
BENEFÍCIOS
O cosmético orgânico traz um benefício maior à saúde, pois não causa reações alérgicas. Devido à ausência de substâncias químicas durante o cultivo e na formulação do produto, tende a ter uma qualidade superior à de um cosmético tradicional. Em vez de conter óleo mineral que não penetra na pele, leva óleos naturais, muito mais eficientes. Eles estimulam a cicatrização e a produção de colágeno e elastina, além de hidratar profundamente.