segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os produtos de beleza também podem ser ecologicamente corretos

Saiba como reconhecer um cosmético verde

Como moda e beleza caminham juntas, a indústria cosmética também está empenhada na criação de produtos obtidos por meio de práticas menos impactantes ao meio ambiente. A técnica em estética e especialista em cosmetologia da Buona Vita Cosméticos, Isabel Luiza Piatti, ensina como escolher produtos de beleza ecologicamente corretos.

O que se pode fazer para ter uma atitude mais ecologicamente correta em relação aos cosméticos?
O primeiro passo e o mais importante é exigir a substituição radical do óleo mineral pelo óleo vegetal. Além de ser poluidor, o óleo mineral causa tamponamento dos poros dificultando a permeação dos ativos e promove ação comedogênica (cravos e espinhas). O óleo vegetal tem sua estrutura semelhante à da pele, o que permite que os ativos sejam absorvidos de maneira mais fácil e rápida.

Terra - O que significa um produto ecologicamente correto?
Isabel Luiza Piatti
- Um produto que respeita o meio ambiente, não poluindo em nenhuma etapa de sua produção e que não contém em sua formulação nenhuma substância poluente.

Como reconhecer um produto ecologicamente correto?
A maneira mais fácil é verificar se ele tem óleo mineral ou parafina em sua composição. Nos rótulos, essas substâncias estarão descritas com suas nomenclaturas INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredient), um sistema internacional de codificação de ingredientes cosméticos. O intuito do INCI é uniformizar a linguagem para a identificação de qualquer ingrediente, não importando a sua origem. A nomenclatura INCI para óleo mineral é paraffinum liquidum; e da parafina, é paraffin. Se o cosmético contiver uma dessas substâncias, é poluente, pois além de o óleo mineral e a parafina serem derivadas do petróleo, um litro polui 100 mil litros de água.

O que mais caracteriza um produto ecologicamente correto
Além de não conter substâncias poluentes, o cosmético deve ter sido fabricado com matérias-primas certificadas oriundas de áreas extrativistas, não deve utilizar insumos de origem animal e não pode ter sido testado em animais.

sexta-feira, 24 de junho de 2011


A onda de cosméticos para cabelos ecologicamente corretos invade as prateleiras. Xampus e condicionadores orgânicos sem ingredientes sintéticos, produtos sem sal. Saiba por quê?
Os Shampoos e condicionadores organicos são formulados de modo a respeitar a fisiologia natural do couro cabeludo e da fibra capilar, mantendo os cabelos perfumados por mais tempo, devido ao alto poder de fixação dos seus óleos essenciais e com um brilho extra.
IMPORTANTE:
· Não contém conservantes artificiais, fragrâncias sintéticas ou silicones.
· Não contém Lauril Sulfato de Sódio, Parabenos, substâncias geneticamente modificadas e/ou irradiadas.
· Não são testados em animais.
· São elaborados com detergentes suaves derivados de plantas, extratos de flores e com puros óleos essenciais orgânicos. Para limpar, nutrir e harmonizar seus cabelos de forma totalmente natural.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Escalda pés relaxa e restabelece o equilíbrio físico e emocional

No vaivém do dia-a-dia, 650 músculos e 208 ossos entram em ação para que possamos nos locomover. Isso mesmo! Caminhar movimenta uma poderosa e complexa engrenagem orgânica. É por isso que os pés merecem cuidados especiais.
Um dos procedimentos mais poderosos para tratar as extremidades inferiores é o popular escalda pés.

O escalda-pés é excelente para os pés doloridos e cansados, funciona como calmante e ótimo relaxante muscular. O calor da água dilata os vasos sanguíneos, ativa a circulação, esquenta todo o corpo e dá uma agradável sensação de bem estar.

Dicas para potencializar esse momento:

  • A temperatura da água deve estar entre 36ºC e 40ºC.

  • Adicione um sais especificos para escalda pés que já vem com óleos essenciais de menta e camelia.

  • Coloque bolinhas de gude na água para massagear os pés.

  • É importante que a água chegue até a canela e esteja quente. De 10 a 20 minutos é o suficiente.

  • Ao esfriar, é preciso enxugar os pés e colocar meias.

O escalda pés não só para quem caminha bastante mas também para pessoas sedentárias. Quem passa muito tempo sentado, inclusive no trânsito, também precisa ativar a circulação. O escalda pés só é contra-indicado para grávidas, hipertensos e pessoas com câncer em metástase justamente por lidar com o fluxo sanguíneo.

Na Orgânica Spa você encontra:
Sais para Escalda pés (chá verde).
Com óleos essencias de Mentha Piperita e Camélia sinensis
30g

Seja bela, saudável e sustentável: Use Cosméticos Orgânicos

Seja bela, saudável e sustentável: Use Cosméticos Orgânicos

terça-feira, 7 de junho de 2011

TESTANDO 1, 2, 3...

É difícil acreditar que nos dias de hoje, com toda a evolução da ciência e novas decobertas, o ser humano possa ser tão primitivo e ainda usar técnicas absurdas de tortura em seres vivos para abastecer o mercado de cométicos. As peles humanas já podem ser facilmente reproduzidas em laboratório para testes de qualquer tipo de produto, mas os animais, por serem mais "baratos" continuam sendo os mais usados nos experimentos. Dentre eles, os mais comuns são:
  • Teste de irritação dos olhos: o produto é aplicado diretamente nos olhos, que mantém-se abertos por clipes de metal. O processo dura em média uma semana e causa mutilação, úlcera, dor e , na maioria dos casos, cegueira. O coelho por ser mais barato e ter olhos grandes, é o mais usado. No final do processo o animal é morto para que se observem as reações internas do produto.
  • Teste de irritação dermal: consiste em imobilizar o animal enquanto substâncias são aplicadas em peles raspadas e feridas (uma fita adesiva é pressionada firmemente na pele do animal e arrancada violentamente; repete-se esse processo até que surjam camadas de carne viva). Então, substâncias são aplicadas à pele tosada do animal para que se observem as reaçõe.
No site PETA você encontra o vídeo "TESTING 1, 2, 3", que mostra alguns episódios cruéis de testes em animais, além de uma lista completa de empresas de cosméticos que abusam desse método.

Entre as que fazem teste, estão: L'Oreal (o laboratório é responsável também pelos produtos das marcas Armani, Garnier, Helena Rubinstein, Kerastase, Kiehl's, La Roche Posay, Maybelline, Redken e Vichy), Johnson & Johnson (que inclui Clean & Clear, Listerine, Neutrogena), Dove, Lux, Olay, Shiseido, Veet, entre outras.

Algumas das que não testam são: Clarins, Clinique, Estée Lauder, L'Occitane, M.A.C., Revlon, Victoria's Secret, The body Shop, Boddy Brown, Weleda, La Mer, Éh!, Payot, Chanel e Avon.


Fonte: weleda.com.br/midia

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Confira as opções para presentear quem você ama nesse dia dos Namorados!!!