segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os produtos de beleza também podem ser ecologicamente corretos

Saiba como reconhecer um cosmético verde

Como moda e beleza caminham juntas, a indústria cosmética também está empenhada na criação de produtos obtidos por meio de práticas menos impactantes ao meio ambiente. A técnica em estética e especialista em cosmetologia da Buona Vita Cosméticos, Isabel Luiza Piatti, ensina como escolher produtos de beleza ecologicamente corretos.

O que se pode fazer para ter uma atitude mais ecologicamente correta em relação aos cosméticos?
O primeiro passo e o mais importante é exigir a substituição radical do óleo mineral pelo óleo vegetal. Além de ser poluidor, o óleo mineral causa tamponamento dos poros dificultando a permeação dos ativos e promove ação comedogênica (cravos e espinhas). O óleo vegetal tem sua estrutura semelhante à da pele, o que permite que os ativos sejam absorvidos de maneira mais fácil e rápida.

Terra - O que significa um produto ecologicamente correto?
Isabel Luiza Piatti
- Um produto que respeita o meio ambiente, não poluindo em nenhuma etapa de sua produção e que não contém em sua formulação nenhuma substância poluente.

Como reconhecer um produto ecologicamente correto?
A maneira mais fácil é verificar se ele tem óleo mineral ou parafina em sua composição. Nos rótulos, essas substâncias estarão descritas com suas nomenclaturas INCI (International Nomenclature of Cosmetic Ingredient), um sistema internacional de codificação de ingredientes cosméticos. O intuito do INCI é uniformizar a linguagem para a identificação de qualquer ingrediente, não importando a sua origem. A nomenclatura INCI para óleo mineral é paraffinum liquidum; e da parafina, é paraffin. Se o cosmético contiver uma dessas substâncias, é poluente, pois além de o óleo mineral e a parafina serem derivadas do petróleo, um litro polui 100 mil litros de água.

O que mais caracteriza um produto ecologicamente correto
Além de não conter substâncias poluentes, o cosmético deve ter sido fabricado com matérias-primas certificadas oriundas de áreas extrativistas, não deve utilizar insumos de origem animal e não pode ter sido testado em animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário